domingo, 25 de outubro de 2015

Palavra Pastoral - Quem está na Videira verdadeira?


Palavra Pastoral - Quem está na Videira verdadeira?
João 15: 5-6
5"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.
6 Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.
Toda vez que eu leio as parábolas de Jesus eu fico cada vez mais apaixonado... Jesus Cristo foi criado em Nazaré, uma região desprezada, por ser uma região sem muitas referencias boas na historia religiosas de Israel, Jesus era um simples carpinteiro, que vivia próximo da região do deserto... Eu fico apaixonado como Jesus usava as coisas simples para ensinar a vontade de Deus, Veja Jesus é o Verbo, Jesus é Deus, conhecedor de todas as coisas, ele poderia fazer infinitas citações do Torá (Antigo Testamento ou Lei de Moisés), Jesus poderia fazer inúmeras referencias do Antigo Testamento, para ensinar o povo, mais Jesus usava parábolas porque? Jesus ensinava na linguagem do povo. Veja eu posso fazer um discurso acadêmico e citar centenas de textos de homens que viveram e morreram por amor a Cristo, fazer exposição de varias doutrinas e sobre vários movimentos, sobre os puritanos, os calvinistas, os Arminianos os Pelagianos e também os libertinos etc. mais como a massa que está me ouvindo entenderia? Então eu vejo na luz das Escrituras um Deus conhecedor de todas as coisas, se manifestando de maneira simples nas pequenas coisas, na sua infinita humildade...
Voltando para Jesus de Nazaré... Jesus pregava para uma multidão de pessoas e este texto nesta parábola eu acredito ser do ultimo ano do ministério de Jesus, foi dada como incentivo aos fieis a permanecerem na fé pouco antes de Jesus entregar sua vida por nós, naquela Cruz, o Senhor nos exorta fazendo uma simples analogia a uma árvore, a Videira para quem não sabe é a arvore que produz os ramos das uvas... Jesus diz que Ele a Videira Verdadeira, e nós (Cristãos) somos os ramos... Aqui Jesus nos ensina uma das maiores Verdades, Se alguém permanecer Nele, obedecendo, sua vontade, seus ensinamentos, buscando uma fé madura, em crescimento Espiritual, desejando ser parecido com o próprio Cristo todos os dia, você irá permanecer Nele, e então você certamente produzirá frutos, o fruto no texto é a uva, que era essencial para o povo daquela época, fruto fala de amadurecimento, fala de beneficio, fala de aproveitamento afinal ninguém precisa de um ramo de uvas, que não produz uvas certo?... Tem muito crente que está deixando a Videira Verdadeira de lado e se agarrando a ramos, e alguns desses ramos já deixaram de produzir frutos a muito tempo, Veja eu não estou dizendo para você ser um leigo sobre a Historia do Cristianismo, não! ao contrário eu estou te Dizendo que está na hora de você voltar a ter comunhão com Cristo, Voltem-se para as Escrituras, voltem para Videira Verdadeira (Jesus), porque está próximo, o dia em que o Lavrador virá e arrancará fora os ramos que não produzirem frutos, Ele os deixara secando fora da árvore para mais tarde ser lançado ao fogo, para total destruição... Veja este texto, até uma criança consegue interpreta-la, sem trazer confusão e são essas Verdades que devemos proclamar, Vamos pregar de modo que todos compreenda, de modo que nem o louco poderá perder a Salvação... Deixem os conflitos teológicos de lado, e pregem a Palavra de Deus.... Pois estou certo, que se Lutero, João Knox, João Calvino, Armínio, Pelágio, Karl Barth, John Wesley, se eles estivessem vivos nos nossos dias atuais,eles certamente gritariam! Parem! já chega!, Pregue a Palavra de Deus! com toda paciência e doutrina...
Essa noite de segunda feira, eu te faço a perguntar será você tem produzidos frutos para Deus? será que Deus está sendo glorificado em sua vida?
Voltem a Videira Verdadeira (Jesus Cristo) a fim de Deus Pai ser glorificado por seus Frutos... pela sua vida!
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário