domingo, 25 de outubro de 2015

A Grande confissão de Pedro... Quem é Jesus?

Pedro na Ceia com Jesus Cristo.

Palavra Pastoral - A Grande confissão de Pedro... Quem é Jesus?

Mateus 16:15-20
Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
Então mandou aos seus discípulos que a ninguém dissessem que ele era Jesus o Cristo.

Para entendermos este texto, é preciso mergulhar na história. Quando Jesus iniciou seu ministério, ele não saia dizendo olha eu sou o messias de Deus, eu sou o Filho de Deus, ao contrario Jesus era visto como apenas mais um profeta. Esse texto é bem provável ser datado entre o final do ano um e inicio do ano dois do ministério de Jesus, Nesta época Jesus já estava se destacando entre a religiosidade de seu tempo, a forma de ensinar a maneira de como ele fazia a sua pregação era totalmente diferenciada dos outros religiosos do seu tempo... A palavra "Cristo" não é o sobrenome de Jesus mais sim um atributo de quem Ele é, a palavra Cristo, vem do Grego (Χριστός) que significa "Ungido", esta mesma palavra que no Hebraico significa (מָשִׁיחַ) "Messias" ou seja o "Messias Ungido", Essa palavra embora para nós não tenha tanto peso na nossa cultura, ela possui um peso gigante na cultura Judaica, ela representa a imagem de um libertador, de alguém que possui total autoridade...
Essa é a primeira vez na Bíblia que Jesus é chamado de Cristo, por um homem comum... Muita gente acredita que Pedro foi a "pedra" do texto, e posteriormente o primeiro Papa da Igreja mais o fato é que essa afirmativa é equivocada e totalmente contraditória com a Historia da Igreja Cristã ...
A confissão de Pedro era que Jesus é o Cristo, aquele que foi predestinado antes da Criação do mundo, Aquele que seria o Rei de Israel, Aquele que governaria com Justiça e Retidão sobre toda a Terra... Essa foi a confissão de Pedro, as vendas de Pedro foram abertas, por Deus que o revelou que Jesus não era somente mais um profeta, mais Ele Seria o Rei dos Reis de Israel.... Jesus muda o nome de Simão Filho de Jonas (Barjonas) para Pedro (Pétros, que Significa Pedra ou Rocha), muita gente acredita que a "Pedra" no versículo 18, se trata de Pedro mais a Pedra que o próprio Jesus se Refere é a Fé Nele ou seja a confissão que Jesus é o Cristo... Jesus em varias outras passagem se refere a Ele mesmo sendo a "Pedra\Rocha" no sentido de firmeza...
Veja alguns textos:
Salmos 118:22
"A Pedra que os edificadores rejeitaram se tornou a cabeça de esquina"
1ª Pedro 2: 4,6
4"E chegando-vos para Ele (Jesus Cristo) pedra Viva, reprovada na verdade pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa.
6 "Pois na Escritura se diz: Vede, ponho em Sião uma Pedra Angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido."
Jesus também é referido como a Rocha do Fundamento Espiritual:
Isaías 28.16
"Portanto assim diz o Senhor Deus: Vede, assentai em Sião uma pedra, uma já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não será confundido."
1ª Corintios 3.11
Paulo diz: Pois ninguém pode por outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
Mateus 7-24
Jesus diz:"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;"
Conclusão... Embora Pedro confessou a fé em Jesus sendo o Cristo, Pedro nos momentos mais difíceis negou a fé Nele e negou três vezes...
Hoje nos nossos dias atuais, nós temos uma falsa fé, em Jesus Cristo, nos dizemos eu creio em Jesus Cristo, mais não estamos fundamentados na rocha que é sua Santa Palavra, Nós falamos Senhor por você eu te dou minha vida, mais na primeira dificuldade, na primeira frustração, nós dizemos "eu to fora", não conheço esse Jesus...
Veja a maior parte das pessoas que estão dentro da Igreja, infelizmente não conhecem a Rocha que é Cristo, e se um dia a "chapa esquentar" logo a maioria vai "evaporar" sabe porque? porque não estão firmada na Rocha, eles não tem alicerceares, são meninos e são levados em ventos e ventos de doutrina... Nesta noite de Sábado dia 17/10/2015 eu venho pedir a Deus para que você que está ai do outro lado, para você que está lendo essa mensagem eu rogo a Deus, para que assim como Deus fez com Pedro, Assim como Deus abriu-lhe o entendimento e puderam ver a Jesus como o Cristo, o Santo de Deus. eu peço que vocês venham a firmar sua fé na pedra angular, na Rocha Verdadeira de Deus que é o Filho Santo de Deus, Jesus Cristo, e tenho certeza, que Deus lhe concederá uma fé genuína,uma fé firmada na Verdade, talvez você tenha vivido uma vida negando a Jesus, mais eu rogo a Deus para que você faça como Pedro, Dara a Vida por Amor a Cristo, e dirá: "Eu não mereço morrer como o meu Senhor"...
Pedro morreu numa Cruz de cabeça para baixo, na época da perseguição dos Cristãos, mais Pedro não ousou em morrer como Jesus... espero que Deus te conceda tal fé, que Você esteja disposto a Dizer: Eu te entrego a minha Vida, faça Senhor Deus aquilo que lhe apraz! na minha vida!
Que o Amor de Deus seja contigo!
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário